As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização
Palavras-chave:
Mídia, Comunicação Política, Personalização, Eleições 2012, Juiz de ForaResumo
A personalização da política é fenômeno identificado nas eleições contemporâneas de vários países do mundo. A centralidade da Comunicação Política deslocou o debate para a figura do candidato, em detrimento da identificação partidária. Nesse contexto, os atalhos informacionais sobre as supostas qualidades pessoais dos candidatos, oferecidos pelo sistema midiático, constituem instrumento fundamental para que os atores políticos encontrem posicionamento adequado perante o eleitorado. O presente artigo efetiva revisão bibliográfica sobre o tema e aponta que esta tendência verificou-se, por meio de análise de conteúdo, também nas estratégias apresentadas pelos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora, nos programas televisivos do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), em 2012Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.