Democracias Blindadas nos Dois Lados do Atlântico: Formas de Dominação Político-Social e Contrarreformas no Tardo-Capitalismo (Portugal e Brasil)
Palavras-chave:
democracias blindadas, reformas, contrarreformasResumo
Neste artigo, procuramos discutir as atuais configurações dos regimes políticos em Portugal e no Brasil, chamando a atenção para o nexo cada vez mais evidente entre democracias liberais representativas e contrarreformas sociais. Trabalhando com duas formações sociais distintas, mostramos como, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, foram arquitetados regimes políticos democráticos de natureza “restrita”, os quais permitem uma maior eficácia às classes dominantes na implementação da agenda neoliberal, caracterizada, sobretudo, pela retirada dos direitos sociais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.