Crise Social e Lutas Por Direitos no Início dos Anos 1930: Os Trabalhadores Diante do Governo Provisório
Palavras-chave:
imprensa militante, política social, sindicalismoResumo
A partir da criação do Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio e a decretação de uma restritiva lei sindical, entre 1930 e 1931, o Governo Provisório de Getúlio Vargas desencadeou um processo vigoroso de intervenção “pelo alto” na questão social. No presente texto, além de demonstrar que tal processo acabou gerando novos conflitos e organizações sociais, procurarei estabelecer um diálogo com as referências historiográficas que embasam a pesquisa que venho empreendendo sobre as visões produzidas pela imprensa militante da cidade do Rio de Janeiro em relação aos aspectos fundamentais da política social implementada no país no começo da década de 1930.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.