Considerações sobre o Planejamento Espacial e a Organização da Moradia dos Assentamentos de Reforma Agrária no DF e Entorno

Authors

  • Valéria Andrade Bertolini
  • Fernando Ferreira Carneiro

Keywords:

reforma agrária, MST, moradia, planejamento espacial, assentamentos de reforma agrária

Abstract

Este trabalho tem o intuito de apresentar contribuições sobre o planejamento espacial dosassentamentos de Reforma Agrária e a organização da moradia. Devido à diversidade desituações existentes em todo o país, trata-se aqui da realidade do DF e entorno. Constitui-se deduas partes: a primeira com a apresentação do estado da arte e reflexões teóricas sobre o tema e,a segunda com os condicionantes e agravantes da realidade do entorno do Distrito Federal ealgumas contribuições práticas sobre a organização da moradia. No planejamento de umassentamento, consideram-se os aspectos produtivos e o uso de recursos naturais existentes parase definir as formas e modelos de parcelamento. Porém, nos assentamentos do MST, busca-sepensar o espaço de maneira “sistêmica”, ou seja, a vida no centro do projeto. Entre asestratégias empregadas encontram-se o estímulo ao convívio e à participação social e novasformas de relacionar produção e aproveitamento dos recursos naturais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Valéria Andrade Bertolini

Especialista em Estudos Latino Americanos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Militante do MST/ DF.Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/ UnB.

Fernando Ferreira Carneiro

Doutorando em Ciência Animal pela Escola de Veterinária da UFMG.

Published

2012-10-08

Issue

Section

Artigos - Tema livre