Violência nas Relações de Gênero e Classe: Uma Interpretação a Partir das Mulheres Camponesas do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
gênero e classe, violência, mulheres camponesasResumo
O fio condutor deste trabalho é o tema da violência contra a mulher camponesa, tendo, comopano de fundo, os elementos geradores da violência no contexto das relações de gênero eclasse no campo, dados de uma pesquisa qualitativa dentro do limite geográfico do Rio grandedo sul. O enfoque se dá a partir da perspectiva teórico metodológica da pesquisa históricodialética, qualitativa e feminista enquanto categorias que ajudam na identificação e análisetanto das relações macro estruturais como das relações entre homens e mulheres. As obras deHelieth Saffioti, Ivone Gebara, Suely s. Almeida, Iara Bongiovani, foram os principaisreferenciais teóricos deste trabalho. A tensa relação gênero/classe traz para o contexto destetrabalho as perguntas: quais as faces da violência que sofrem as mulheres camponesas? Quaisas razões de seu silêncio?Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.