Homens no Serviço Social: Primeiras Impressões
Palavras-chave:
Serviço Social, Gênero, MercadoResumo
O presente texto busca identificar igualdades e desigualdades entre assistentes sociaishomens e mulheres no mercado de trabalho. Para isso, o trabalho recupera dados dasPNADs (Pesquisas Nacionais de Amostra Domiciliar) de 2001 a 2007, buscandoverificar, através de testes estatísticos, em que aspectos os assistentes sociais homens emulheres se distinguem. O ponto central do texto está em identificar se os assistentessociais homens assumem uma forma de ação “masculina” no mercado, ou se aderem àidentidade feminina socialmente conferida à profissão. A análise dos dados indica que osassistentes sociais homens se colocam (ou são identificados como) provedores de suasfamílias e, assim, embora estejam nos mesmos espaços institucionais e ocupem asmesmas funções que as assistentes sociais mulheres, eles trabalham mais horas e buscamcomplementar suas rendas, com outras fontes de recursos. Os assistentes sociais homensmantém sua identidade masculina, mesmo em uma profissão feminina.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.