O Trabalho do Assistente Social e sua Inserção no Processo de Trabalho em Saúde: Um Olhar sobre a Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família
Palavras-chave:
Trabalho, Serviço Social, Estratégia Saúde da FamíliaResumo
Este artigo representa um esforço de desvendar as determinações do trabalho do assistente social ede sua atuação na Atenção Primária e na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de uma revisão teóricoconceitualdo estudo “Serviço Social e Saúde: o trabalho do assistente social na Estratégia Saúde daFamília” - o qual integra a pesquisa “A integralidade na atenção primária no município de Juiz deFora”, vinculado ao Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Gestão e Cidadania da FSS/UFJF. Evidenciasea potencialidade da atuação profissional no campo da saúde, pois a questão social é determinante noprocesso saúde-doença da população. Para a superação de traços de subalternidade da profissão, faz-senecessário o reconhecimento do trabalho coletivo e investigações sobre a realidade, visando captarnovas possibilidades de atuação e apresentar respostas mais condizentes com as demandas dos usuários.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.