A Funcionalidade do Terceiro Setor e das ONGs no Capitalismo Contemporâneo: O Debate Sobre Sociedade Civil e Função Social
Palavras-chave:
Contra-reforma do Estado, terceiro setor, ONGs, sociedade civilResumo
A dinâmica de reordenamento capitalista impõe estratégias de consenso que consolidam as modificações sóciohistóricasde interesse do capital pós-1970. Tais modificações redefinem um padrão de respostas às expressõesda questão social que interfere no acesso aos direitos e ratifica a intervenção do terceiro setor e das ONGs nocampo social. O discurso ideológico que fundamenta tais alterações aponta para o incentivo à participação dasociedade civil e para a “crise” do Estado. Numa perspectiva crítica e dialética, o presente artigo busca debater:a) as tendências do terceiro setor, particularizando sua identificação com a categoria sociedade civil; e b) aalteração da função social das ONGs no processo de desresponsabilização do Estado com as expressões daquestão social.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.