Perdil Sócio, Econômico e Cultural dos Estudantes da Universidade Estadual de Londrina-UEL – Indicadores para Implantação de uma Política de Assistência Estudantil

Autores

  • Betty Elmer Finatti
  • Jolinda de Moraes Alves
  • Ricardo de Jesus Silveira

Palavras-chave:

direito à educação superior, perfil sócio-econômico e cultural, assistência estudantil

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em Londrina/PR, com o objetivoconhecer as condições sociais, econômicas e culturais dos estudantes de graduação daUniversidade Estadual de Londrina (UEL) para afirmar a necessidade da implantação de umapolítica de assistência estudantil, naquela instituição de ensino superior (IES). A assistênciaestudantil inserida na Política de Educação é concebida como direito do estudante e devepropor condições objetivas para a superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes, parasua permanência na escola, compreendidas como conseqüências provenientes da situação dedesigualdades sociais e econômicas enfrentadas por grande parte da sociedade brasileira. Osresultados indicaram que 15% dos estudantes necessitam de apoio sócio-econômico daUniversidade para continuarem cursando seus estudos de graduação.

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Publicado

2012-05-14

Edição

Seção

Artigos