Processo Civilizatório, Espaço Público e Educação Escolar: Contradições no contexto do Capitalismo Contemporâneo

Autores

  • Rubenz Luiz Rodriges

Palavras-chave:

trabalho, educação, gestão, escola democrática

Resumo

Trata-se de abordar o contexto das contradições desenvolvidas pelas relações sociaiscapitalistas na sociedade contemporânea em relação à questão educacional, especialmente noque se refere às mudanças no âmbito da gestão da escola pública. Apesar das restrições àvalorização da escola pública, as alternativas democráticas para a educação adquirempotencialidade na medida em que conseguem inspirar formas de gestão que articulemcompromisso estatal com inclusão social. Isso implica desenvolver propostas em que acentralidade do trabalho ofereça condições de apropriação e reapropriação do saber por partedas classes historicamente subalternizadas pelas desigualdades sociais e educativas,contribuindo para a afirmação de uma escola unitária, pública e democrática.

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Publicado

2012-05-14

Edição

Seção

Artigos