Uma Contribuição Interdisciplinar ao Estudo da Regionalização em Saúde: A Assistência de Média e Alta Complexidade na Macrorregião Sudeste de Minas Gerais
Palavras-chave:
regionalização, acesso, gestão, organização de sistemas de saúdeResumo
Este ensaio é produto do projeto de pesquisa “Estudo da regionalização e organização daassistência de média e alta complexidade na Macrorregião Sudeste de Minas Gerais”,financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) edesenvolvido entre 2005 e 2007. Retrata uma pesquisa interdisciplinar ao agregar docentes dasFaculdades de Serviço Social, Enfermagem, Medicina, Geografia e Ciências Sociais, alunos doscursos de Especialização em Saúde Coletiva e da Graduação de Serviço Social, Enfermagem eGeografia da Universidade Federal de Juiz de Fora e técnicos - economista, odontólogo eenfermeira da Secretaria Municipal de Saúde. O debate em torno da Questão Social eRegionalização considera as diversidades que as diferenças espaciais/territoriais/ regionaisimpactam os processos políticos contemporâneos nas configurações da questão social -desigualdade, desproteção social e destituição de direitos com reflexos no campo daassistência à saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.