Desigualdades Raciais na Incidência do Analfabetismo no Seio da População Brasileira: Uma Leitura Empírica Baseada nos Indicadores do Censo 2000
Palavras-chave:
desigualdade social, questão racial, analfabetismoResumo
O presente artigo realiza uma análise empírica da incidência do analfabetismo e doanalfabetismo funcional no seio da população brasileira acima de 15 anos de idade através douso dos microdados do Censo Demográfico de 2000. Os seus resultados apontam para umanítida diferenciação no peso de tal mazela junto à população afrodescendente, tanto em termosdo analfabetismo, como do analfabetismo funcional, comparativamente à população branca. Oartigo igualmente tece reflexões sobre os elementos motivadores dessas assimetrias, buscandoincorporar à análise, além do vetor explicativo da pobreza, a própria incidência de barreirasraciais no acesso à escola (conquanto operando por mecanismos nem sempre assimevidenciados) e no interior do ambiente escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.