O Espaço Urbano e a Re-Produção das Relações Sociais no Pensamento de Henri Lefebvre: contribuições à teoria social crítica

Authors

  • Isabel Cristina da Costa Cardoso

Keywords:

re-produção, produção social do espaço, espaço abstrato, urbano, vida cotidiana, método dialético

Abstract

o artigo trata do pensamento de Henri Lefebvre e sua contribuição à tradição marxista a partir da reflexão do papel do espaço e da vida cotidiana na dinâmica de re-produção das relações sociais de produção capitalistas. A partir deste campo de reflexão, o artigo analisa os conceitos de sociedade urbana, de urbano, de cidade e os desafios formulados por Lefebvre à instituição de uma nova práxis urbana baseada no direito à cidade. Por último, o artigo reflete acerca da pertinência deste pensamento para a compreensão do urbano no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Isabel Cristina da Costa Cardoso

Professora adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(FSS/UERJ), Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Pesquisadora do Programa de Estudos de Trabalho e Política e Membro da Rede Questão Urbana e Serviço Social.

Published

2012-04-16