Jovens Autores de Atos Infracionais em Juiz de Fora (2006–2009): Considerações sobre os Atos e a Cidade
Palavras-chave:
Jovens, atos infracionais, políticas públicasResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada a partir dos autos de representação do Ministério Público do Juizado da Infância e Juventude de Juiz de Fora. Tem por objetivo traçar o perfil dos adolescentes que foram autuados, entre os anos de 2009 a 2006, pelo Ministério Público por cometerem atos infracionais, além de mensurar suas condições de vida e as circunstancias dos atos. Os dados pesquisados dão sustentação para um debate sobre a construção de políticas públicas voltadas a esses adolescentes, além de avaliar a eficácia das políticas que já estão sendo implementadas. Para subsidiar a pesquisa foi elaborado e aplicado um questionário que abordava a descrição do ato, motivação do ato, local de ocorrência, horário, se o jovem se encontrava sozinho ou em grupo. Por fim, foram feitas analises baseadas nas freqüências das variáveis e seus cruzamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.