Assistência Social no Rio de Janeiro: Desqualificação dos Atendidos, Racismo Científico e Filantropia
Palavras-chave:
assistência social, Primeira República, filantropia, família popularResumo
Esse texto integra a pesquisa “Assistência, Religião e Poder: revendo e atualizando uma articulação histórica” -Programa de Pós- graduação em Serviço Social da Puc- Rio/CNPQ. Está relacionado à parte voltada para a análise da construção da Assistência Social no Rio de Janeiro da 1ª República, onde se busca caracterizar algumas dimensões da realidade social e política da então capital do país que, com outras configurações, ainda hoje desafiam a estruturação e implementação da nova política pública da Assistência Social: uma concepção desqualificadora acerca dos mais pobres; a ideologia filantrópica e a convocação das mulheres e da família popular numa certa normatização da sociedade.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.