Cuidados de enfermagem ao paciente com anemia falciforme: ensino baseado em simulação clínica

Autores

  • Renato Fernando Jesus Universidade Federal de São João del-Rei campus Centro-oeste Dona Lindu https://orcid.org/0000-0001-8344-0666
  • Cássia Menezes Universidade Federal de São João del-Rei campus Centro-oeste Dona Lindu
  • Danielle Silva Araujo Universidade Federal de São João del-Rei campus Centro-oeste Dona Lindu
  • Layane Cristina Araújo Universidade Federal de São João del-Rei campus Centro-oeste Dona Lindu https://orcid.org/0000-0002-1105-3234
  • Ana Angélica Dias Universidade Federal de São João del-Rei campus Centro-oeste Dona Lindu https://orcid.org/0000-0003-4340-004X
  • Raissa Silva Souza Universidade Federal de São João del-Rei campus Centro-oeste Dona Lindu https://orcid.org/0000-0001-5010-763X

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2021.v47.34819

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Treinamento por Simulação, Anemia Falciforme, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Introdução: A doença falciforme tem sido pontuada como um problema de saúde negligenciado no âmbito global, e tem como forma mais comum a anemia falciforme, que pode ocasionar em fenômenos vaso-oclusivos considerados urgências clínicas. Nessa perspectiva, acredita-se que preparar futuros enfermeiros por meio do uso de simulação clínica para o cuidado da anemia falciforme é primordial, uma vez que viabilizaria melhores condições de vida e bem estar para esse público-alvo, bem como proporcionaria mais segurança ao profissional de saúde no atendimento a essa população. Objetivo: Avaliar o resultado da aplicação de um cenário de simulação clínica quanto ao ganho de conhecimento, satisfação e autoconfiança com a aprendizagem e a experiência com o debriefing. Materiais e Métodos: Estudo quase-experimental, quantitativo, desenvolvido no laboratório de habilidades de uma universidade pública, com estudantes aprovados no 4º período do curso de enfermagem. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário de caracterização, instrumento de avaliação de conhecimentos, Escala de Experiência com o Debriefing e a Escala de Satisfação Pessoal e Autoconfiança do Estudante. Resultados: Houve melhoria significativa nos resultados do instrumento de conhecimentos antes e após a simulação. Além disso, mais de 90% dos participantes concordaram que o debriefing foi capaz de estimulá-los a aprender e a fazer conexões sobre a temática. Ao se comparar a satisfação e autoconfiança dos estudantes que participaram ativamente da execução do cenário clínico com a dos estudantes que observaram, atestou-se que houve diferença significativa no domínio do conteúdo da atividade de simulação clínica. Conclusão: A simulação clínica proporcionou ganho de conhecimento, satisfação e autoconfiança na preparação de estudantes para a prestação da assistência de enfermagem aos pacientes com anemia falciforme.

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

1.
Jesus RF, Menezes C, Araujo DS, Araújo LC, Dias AA, Souza RS. Cuidados de enfermagem ao paciente com anemia falciforme: ensino baseado em simulação clínica. HU Rev [Internet]. 13º de dezembro de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];47:1-7. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/34819

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