A importância da rinite alérgica na etiologia da respiração bucal

Autores

  • Enio Figueira Junior Universidade Iguaçu
  • Oscarina da Silva Ezequiel Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora e Especialista pela Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia.
  • Gilberto Salles Gazêta Departamento de Ixodides da Fundação Oswaldo Cruz/Instituto Oswaldo Cruz- RJ.

Palavras-chave:

Respiração bucal, Rinite-fisiopatologia, Ácaros,

Resumo

A respiração bucal (RB) pode ter diversas causas, tais como: rinite alérgica, desvios de septo nasal, postura incorreta, pólipos nasais, alterações anatômicas congênitas, abscessos, tumores, constituindo a rinite alérgica uma das mais comumente encontradas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a importância da rinite alérgica como causa de respiração bucal. Foram analisados 31 pacientes, seguindo-se um protocolo preestabelecido: anamnese, aplicação de questionário aos pacientes, exame clínico, exames radiográficos, análise de saliva e testes cutâneos de leitura imediata. Reação positiva para ácaros esteve presente, sobretudo, para Dermatophagoides pteronyssinus e Blomia tropicalis. A análise da razão de chance (OR) demonstrou que são muito acentuadas as chances de um paciente com rinite alérgica desenvolver RB em relação aos pacientes normais. Este resultado foi corroborado pelo Teste de Correlação de Spearman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-11-29

Como Citar

1.
Junior EF, Ezequiel O da S, Gazêta GS. A importância da rinite alérgica na etiologia da respiração bucal. HU Rev [Internet]. 29º de novembro de 2007 [citado 26º de abril de 2024];32(3):71-6. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/20

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)