Desenvolvimento de material educacional interdisciplinar para prevenção e tratamento da obesidade

Autores

  • Tayná Moreira Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Paula Silveira Mendes Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG.
  • Christianne Toledo de Souza Leal Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG.
  • Danielle Guedes Andrade Ezequiel Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2018.v44.13961

Palavras-chave:

Obesidade, Sobrepeso, Educação em Saúde, Síndrome Metabólica, Equipe de Assistência ao Paciente

Resumo

Introdução: a obesidade é uma doença crônica e complexa de caráter epidêmico, sendo fator de risco para diversas doenças. O município de Juiz de Fora possui uma prevalência maior de obesidade que a da capital do Estado de Minas Gerais e também à média nacional, sendo necessárias estratégias de estímulo às práticas de vida saudáveis, pautadas nas ações educativas em saúde, envolvendo orientação nutricional, prática de atividades físicas, além da abordagem de aspectos biopsicossociais e culturais do indivíduo. Objetivo: desenvolvimento de programa de educação continuada e estímulo ao autocuidado do indivíduo em relação às suas condições de saúde. Relato de experiência: com base nas demandas dos pacientes atendidos nas consultas individuais, grupos operativos e salas de espera, uma cartilha educativa (“Guia de Prevenção – Prevenindo e tratando o excesso de peso”) foi criada pela equipe multidisciplinar do ambulatório de prevenção e tratamento da obesidade de um hospital universitário. Este material foi lançado oficialmente em setembro de 2018 e tem possibilitado a divulgação de vários temas relacionados à obesidade, como diagnóstico, prevenção e mudança do estilo de vida. Os principais beneficiários desse projeto são os pacientes assistidos nos ambulatórios, contudo poderá auxiliar em ações extra-muros, como atividades em escolas públicas municipais e ações pontuais no campus universitário, por exemplo, no Dia Internacional de Combate à Obesidade. Discussão: o material foi bem aceito e as principais dúvidas após a leitura foram em relação à definição de obesidade e o fato de não reconhecerem a fisiopatologia da doença como uma interação de fatores genéticos e ambientais. Conclusão: ações educativas complementares à prevenção e tratamento da obesidade, envolvendo os vários aspectos do cuidado, têm grande aceitação pela população abordada e representam ferramentas com potencial de melhora do autocuidado e autonomia do indivíduo.

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Biografia do Autor

Tayná Moreira, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG.

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Publicado

2019-04-04

Como Citar

1.
Moreira T, Mendes PS, Leal CT de S, Ezequiel DGA. Desenvolvimento de material educacional interdisciplinar para prevenção e tratamento da obesidade. HU Rev [Internet]. 4º de abril de 2019 [citado 2º de novembro de 2024];44(2):277-82. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/13961

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