A atenção e a motivação na aprendizagem de vocabulário de LE em ambientes digitais

Autores

Palavras-chave:

Aquisição de segunda língua, Multimodalidade, Atenção Motivação

Resumo

O conhecimento lexical é parte fundamental da aprendizagem de uma língua, trazendo ganhos para as habilidades comunicativas e de compreensão de texto. Assim, dispositivos móveis podem ser utilizados como uma alternativa para aumentar o tempo de exposição do aluno à língua, além proporcionar experiências de aprendizado do idioma em contextos reais que podem contribuir significativamente para o aprendizado de vocabulário. Porém, ainda são poucos os estudos que discutem o papel da atenção e da motivação de forma integrada na aprendizagem de vocabulário de LE em ambientes digitais. Diante dessa realidade, o presente artigo objetiva propor um modelo de Aquisição de Segunda Língua que visa compreender o processo de aquisição de vocabulário em ambientes digitais com base na Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (MAYER, 2001), na Noticing Hypothesis (SCHMIDT, 1990) e na Teoria Motivacional de Gardner (GARDNER, 1979). Para tanto, discute-se a centralidade da atenção e da motivação no processo de aprendizagem e como a multimodalidade presente nos ambientes digitais pode auxiliar esse processo. Dessa forma, o modelo de ASL proposto busca integrar os componentes atenção, motivação e multimodalidade com vistas a compreender melhor o processo de aprendizagem de vocabulário em LE em ambientes digitais. Conclui-se que considerar a relação entre motivação e atenção no aprendizado em ambientes digitais enriquece e favorece a compreensão do aprendizado de vocabulário em LE, tornando-o mais fácil e agradável tanto para professores quanto para aprendizes de LE.

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Biografia do Autor

Patrícia Nora de Souza Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: hipermídia, aquisição lexical, língua estrangeira, ensino de leitura em língua estrangeira, letramento digital, realidade virtual e aumentada.

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Publicado

2025-08-01

Edição

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Artigos