A atenção e a motivação na aprendizagem de vocabulário de LE em ambientes digitais
Palavras-chave:
Aquisição de segunda língua, Multimodalidade, Atenção MotivaçãoResumo
O conhecimento lexical é parte fundamental da aprendizagem de uma língua, trazendo ganhos para as habilidades comunicativas e de compreensão de texto. Assim, dispositivos móveis podem ser utilizados como uma alternativa para aumentar o tempo de exposição do aluno à língua, além proporcionar experiências de aprendizado do idioma em contextos reais que podem contribuir significativamente para o aprendizado de vocabulário. Porém, ainda são poucos os estudos que discutem o papel da atenção e da motivação de forma integrada na aprendizagem de vocabulário de LE em ambientes digitais. Diante dessa realidade, o presente artigo objetiva propor um modelo de Aquisição de Segunda Língua que visa compreender o processo de aquisição de vocabulário em ambientes digitais com base na Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (MAYER, 2001), na Noticing Hypothesis (SCHMIDT, 1990) e na Teoria Motivacional de Gardner (GARDNER, 1979). Para tanto, discute-se a centralidade da atenção e da motivação no processo de aprendizagem e como a multimodalidade presente nos ambientes digitais pode auxiliar esse processo. Dessa forma, o modelo de ASL proposto busca integrar os componentes atenção, motivação e multimodalidade com vistas a compreender melhor o processo de aprendizagem de vocabulário em LE em ambientes digitais. Conclui-se que considerar a relação entre motivação e atenção no aprendizado em ambientes digitais enriquece e favorece a compreensão do aprendizado de vocabulário em LE, tornando-o mais fácil e agradável tanto para professores quanto para aprendizes de LE.


