As estratégias de indeterminação do sujeito na construção de artigos de opinião no Ensino Fundamental: da norma gramatical à variação linguística
DOI:
https://doi.org/10.34019/1808-9461.2023.v25.40190Palavras-chave:
Indeterminação do Sujeito. Artigos de opinião. Ensino Fundamental. Variação. Gramática.Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa de cunho variacionista com o objetivo de verificar quais estratégias de indeterminação são utilizadas por estudantes concluintes do Ensino Fundamental na redação de artigos de opinião. A pesquisa fundamenta-se nos postulados teóricos de Duarte (2007), Bravin (2012) e Perini (2010) que consideram a existência de mais estratégias de indeterminação além das duas que a Gramática Tradicional define. Os resultados obtidos mostram que os estudantes fazem uso de um variado número de estratégias de indeterminação, além das referendadas pela tradição gramatical, que, por outro lado, foram pouco utilizadas. Ademais, também apontam para a necessidade de a escola repensar o modo como vem trabalhando o tema caso deseje realizar um trabalho pedagógico produtivo e reflexivo em consonância com os documentos oficiais que regulam o ensino de Língua Portuguesa.