O reconto como instrumento de formação do leitor literário

o caso de um aluno Surdo

Autores

  • José Marcos Rosendo de Souza Universidade Estadual do Ceará
  • Izaías Serafim de Lima Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Lúcia Pessoa Sampaio Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2021.v20.33583

Palavras-chave:

Formação Leitora. Letramento Literário. Surdo. LIBRAS. Reconto.

Resumo

A Lei 10.436 de 2002 provocou mudanças em diferentes contextos da comunidade surda brasileira e um desses foi o processo de escolarização, tendo em vista que hoje é recorrente a presença de Surdos em ambientes escolares. Logo, torna-se urgente repensar práticas de formação leitora levando em consideração a Libras, por isso pretendemos com este trabalho discutir sobre letramento literário e Libras, além de expormos o reconto como atividade que pode proporcionar a formação leitora de alunos Surdos. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e analítica do reconto da obra literária infantil Chapeuzinho Vermelho. Concluímos que o reconto é uma atividade que permite a apropriação das macro e microestruturas do texto base pelo leitor.

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Publicado

2021-09-03

Edição

Seção

Artigos