Resistir para existir: uma análise de narrativas de mulheres surdas e negras sobre suas (re)existências

narrativas de mulheres surdas e negras sobre suas (re)existências

Autores/as

  • Charliane Oliveira Ferreira Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Samara Louise da cunha Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Carlos Alberto Mathias de Oliveira Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Paulo Rogério Stella

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2022.v23.38325

Palabras clave:

Língua. Libras. Mulher surda. Mulher Negra. Gênero e Racismo.

Resumen

Esta pesquisa volta-se para as narrativas de mulheres negras e surdas que se
inscrevem nos mais diversos contextos sociais. O principal objetivo deste estudo foi
identificar quais os discursos que atravessam e constituem mulheres negras e surdas e os
efeitos desses discursos nas vidas dessas mulheres. Esta investigação situa-se no campo da
Linguística Aplicada por reconhecermos como inescapável as relações entre língua e vida
(MOITA LOPES, 2006). Ademais, filiamo-nos aos pressupostos de Bakhtin e o Círculo
(VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 1992) ao compreender que todas as relações entre os
sujeitos são (re)construídas na e por meio da língua. Como recorte metodológico, foram
selecionadas duas mulheres negras e surdas, ambas residentes do município de Maceió-AL,
com idades de 31 e 34 anos, respectivamente. Foram realizadas entrevistas narrativas
(MINAYO, 2016) com as participantes. Os dados gerados nas narrativas foram analisados à
luz das contribuições de autores que discutem sobre mulheres surdas e mulheres negras,
também autores que debatem sobre a temática do racismo (VEDOATO, 2015). Os resultados
apontam que as participantes passaram por inúmeras experiências que revelam a presença do
racismo estrutural, assim como do capacitismo associado à discriminação de gênero. Conclui-
se que os discursos misóginos, racistas e capacitistas circulantes atravessaram e constituíram
essas sujeitas, revestindo-as de preconceitos consigo mesmas, levando-as a um processo de
autoconhecimento e de (re)existência.

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Biografía del autor/a

Carlos Alberto Mathias de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

É doutorando em Linguística Aplicada e Processos Textual-Enunciativos no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, mestre em Linguística Aplicada também pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em Libras e Educação de Surdos pela Faculdade XV de Agosto, especialista Libras/Tils - Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais. Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Norte do Paraná e graduando em Letras-Libras pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Libras e em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. Atualmente é Tradutor e Intérprete de Libras e Língua Portuguesa na Universidade Federal de Alagoas, atuando no curso Letras - Libras e no Programa de Pós Graduação, stricto sensu, em Linguística e Literatura- PPGLL, da Faculdade de Letras/Ufal. Ademais, é membro do grupo de pesquisa Observatório da Linguagem em Uso (doravante Observu), desenvolvendo pesquisas sobre Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, estudos discursivos em Libras, estudos decoloniais e ensino de Libras.

Paulo Rogério Stella

Possui graduação em Letras - Lingüística pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). É professor associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas em Maceió na área de Licenciatura em Letras-Libras e também professor do Programa de professor Pós-Graduação em Linguística e Literatura da mesma Faculdade. É líder do grupo de pesquisa ObservU - Observatório da Linguagem em Uso. É editor executivo de língua inglesa da Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso desde 2021. Pesquisa na linha de pesquisa de Linguística Aplicada e Análise Dialógica do Discurso. Tem interesse em ensino de línguas e suas metodologias, análise do discurso do ponto de vista dialógico, formação de professores com foco na coconstrução de conhecimentos, ensino e aprendizagem de línguas por meio de processos interativos e dialógicos, estudos da cultura na relação entre grande e pequeno tempo, verbo-visualidade e suas manifestações na sociedade contemporânea.

Publicado

2022-12-31

Número

Sección

Artigos