Análise semiolinguística da representação da maternidade em uma peça publicitária
DOI:
https://doi.org/10.34019/1808-9461.2020.v18.27655Palabras clave:
Feminino. Representação da maternidade. Discurso midiático.Resumen
No presente trabalho, tomamos como objeto de análise o discurso publicitário, tomando como enfoque o imaginário em torno da maternidade atrelado à representação da mulher na mídia. Ao longo dos anos, se formos observar aspectos sociais (política, religião, cultura), o papel da mulher na nossa sociedade esteve em segundo plano, sendo entendida como submissa ao marido, nascida do homem, responsável pelas tarefas domésticas, “objeto” de desejo, a que cuida dos filhos etc. Encontrar anúncios publicitários que utilizam a imagem da mulher é muito comum, principalmente quando diz respeito aos papeis atribuídos à mulher no âmbito familiar. Assim, o objetivo principal deste artigo é mostrar como ocorreu a quebra de paradigma sobre o âmbito familiar na constituição da família contra a hegemonia dos estereótipos produzidos socialmente na construção social da maternidade, bem como compreender os papéis que vêm sido atribuídos à mulher na mídia. Assim, para este fim, utilizamos como corpus de análise um anúncio publicitário que circulou na mídia visual às vésperas do dia das mães no primeiro semestre de 2014.