Argumentação na língua e blocos semânticos: relações de sentido em postagem do Facebook
DOI:
https://doi.org/10.34019/1808-9461.2020.v18.27575Palabras clave:
Argumentação na Língua. Blocos Semânticos. Discurso. Facebook.Resumen
Este artigo apresenta a sistematização e aplicação de alguns conceitos da Teoria da Argumentação da Língua (TAL), no que se refere ao terceiro momento da teoria: os Blocos Semânticos. O corpus do trabalho é uma publicação chamada: “O que faz um professor?” (2018), veiculado na Internet. O objetivo geral visa descrever e analisar a construção de sentidos dos enunciados presentes numa postagem do Facebook, a partir das relações argumentativas estabelecidas. O suporte teórico apresenta as contribuições referentes à Teoria da Argumentação da Língua e a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), desenvolvida por Ducrot (1988, 2002) e Carel (2005). A pesquisa realiza-se de maneira descritiva e bibliográfica, com abordagem qualitativa. O estudo justifica-se pelo fato da teoria considerar o conjunto do enunciado e não sua individualidade possibilitando que o sentido seja construído no próprio discurso e não de forma extralinguística.