A performance de Sia:

Embates ideológicos e verbivocovisualidade

Autores

  • Bárbara Melissa Santana Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Marcela Barchi Paglione Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2021.v20.27557

Palavras-chave:

Círculo B.M.V. Sujeito. Ideologia. Sia.

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar a performance verbivocovisual da cantora Sia no programa televisivo The Ellen DeGeneres Show (2014) no que concerne às valorações socioculturais imbricadas na representação desse sujeito. A partir da Filosofia da Linguagem do Círculo B.M.V. (Bakhtin, Medvíedev, Voloshínov) utiliza-se os conceitos de sujeito, ideologia, diálogo e arquitetônica, bem como a noção de verbivocovisualidade (PAULA; SERNI, 2017). Há como objetivo refletir sobre os conflitos ideológicos demarcados na performance da artista, como a afronta à indústria do entretenimento e a objetificação do corpo da mulher. De acordo com a metodologia analítico-descritiva, parte-se das materialidades enunciativas para os aspectos transliguísticos do discurso. Espera-se, a partir da discussão proposta, apontar como se configuram os embates ideológicos refletidos e refratados na performance de Sia e, assim, contribuir para os estudos sobre a construção sociocultural do sujeito na episteme bakhtiniana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Melissa Santana, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Bárbara Melissa Santana possui graduação em Letras (2015), pela UNESP- Assis, é Mestra em Linguística e Língua Portuguesa (2017) e doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP- Araraquara. Atuou como professora bolsista do curso de Relações Públicas, Departamento de Ciências Humanas da UNESP- Bauru e realizou estágio doutoral em Literatura Comparada na Queen Mary University of London, sob a coorientação do Prof. Dr. Galin Tihanov, além de ser membro do GED- Grupo de Estudos Discursivos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise Dialógica do Discurso e trabalha com Círculo de Bakhtin e Filosofia de linguagem.

Marcela Barchi Paglione, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Marcela Barchi Paglione é Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP - FCLAr e graduada em Letras, com ênfase em Português/Francês pela Unesp/Assis. Esteve em programa de intercâmbio pela AREX na Université Charles de Gaulle Lille-3, em Lille-França, durante o segundo semestre de 2012. Durante a graduação, desenvolveu uma pesquisa de Iniciação Científica, com apoio da Fapesp, na área de Análise Dialógica do Discurso, tendo como objeto o seriado Sherlock (2010).

Downloads

Publicado

2021-09-03

Edição

Seção

Artigos