A performance de Sia:

Embates ideológicos e verbivocovisualidade

Autores/as

  • Bárbara Melissa Santana Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Marcela Barchi Paglione Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2021.v20.27557

Palabras clave:

Círculo B.M.V. Sujeito. Ideologia. Sia.

Resumen

O presente trabalho se propõe a analisar a performance verbivocovisual da cantora Sia no programa televisivo The Ellen DeGeneres Show (2014) no que concerne às valorações socioculturais imbricadas na representação desse sujeito. A partir da Filosofia da Linguagem do Círculo B.M.V. (Bakhtin, Medvíedev, Voloshínov) utiliza-se os conceitos de sujeito, ideologia, diálogo e arquitetônica, bem como a noção de verbivocovisualidade (PAULA; SERNI, 2017). Há como objetivo refletir sobre os conflitos ideológicos demarcados na performance da artista, como a afronta à indústria do entretenimento e a objetificação do corpo da mulher. De acordo com a metodologia analítico-descritiva, parte-se das materialidades enunciativas para os aspectos transliguísticos do discurso. Espera-se, a partir da discussão proposta, apontar como se configuram os embates ideológicos refletidos e refratados na performance de Sia e, assim, contribuir para os estudos sobre a construção sociocultural do sujeito na episteme bakhtiniana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bárbara Melissa Santana, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Bárbara Melissa Santana possui graduação em Letras (2015), pela UNESP- Assis, é Mestra em Linguística e Língua Portuguesa (2017) e doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP- Araraquara. Atuou como professora bolsista do curso de Relações Públicas, Departamento de Ciências Humanas da UNESP- Bauru e realizou estágio doutoral em Literatura Comparada na Queen Mary University of London, sob a coorientação do Prof. Dr. Galin Tihanov, além de ser membro do GED- Grupo de Estudos Discursivos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise Dialógica do Discurso e trabalha com Círculo de Bakhtin e Filosofia de linguagem.

Marcela Barchi Paglione, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Marcela Barchi Paglione é Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP - FCLAr e graduada em Letras, com ênfase em Português/Francês pela Unesp/Assis. Esteve em programa de intercâmbio pela AREX na Université Charles de Gaulle Lille-3, em Lille-França, durante o segundo semestre de 2012. Durante a graduação, desenvolveu uma pesquisa de Iniciação Científica, com apoio da Fapesp, na área de Análise Dialógica do Discurso, tendo como objeto o seriado Sherlock (2010).

Publicado

2021-09-03

Número

Sección

Artigos