A performance de Sia:
Embates ideológicos e verbivocovisualidade
DOI:
https://doi.org/10.34019/1808-9461.2021.v20.27557Palabras clave:
Círculo B.M.V. Sujeito. Ideologia. Sia.Resumen
O presente trabalho se propõe a analisar a performance verbivocovisual da cantora Sia no programa televisivo The Ellen DeGeneres Show (2014) no que concerne às valorações socioculturais imbricadas na representação desse sujeito. A partir da Filosofia da Linguagem do Círculo B.M.V. (Bakhtin, Medvíedev, Voloshínov) utiliza-se os conceitos de sujeito, ideologia, diálogo e arquitetônica, bem como a noção de verbivocovisualidade (PAULA; SERNI, 2017). Há como objetivo refletir sobre os conflitos ideológicos demarcados na performance da artista, como a afronta à indústria do entretenimento e a objetificação do corpo da mulher. De acordo com a metodologia analítico-descritiva, parte-se das materialidades enunciativas para os aspectos transliguísticos do discurso. Espera-se, a partir da discussão proposta, apontar como se configuram os embates ideológicos refletidos e refratados na performance de Sia e, assim, contribuir para os estudos sobre a construção sociocultural do sujeito na episteme bakhtiniana.