O lugar das construções interrogativas de perguntas no ensino de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.34019/1808-9461.2021.v20.33378Keywords:
Interrogativas. Pergunta. Língua portuguesa. Educação.Abstract
As construções interrogativas são entendidas como um conjunto de elementos linguísticos que estabelecem uma variedade de formas e de funcionamentos para a produção enunciativa das perguntas. Essas características fazem das interrogativas produtivas no PB e relevantes para o estudo da linguagem. O presente estudo busca compreender o lugar das construções interrogativas no âmbito da educação, tendo em vista a disciplina de língua portuguesa abordada no ensino fundamental. A princípio, o texto apresenta breves conceitos acerca das interrogativas com relação às perguntas a partir de estudos linguísticos do português falado no Brasil. Feito isso, verificou-se se e como essas construções da língua são abordadas em documentos curriculares da educação brasileira, partindo dos PCNs (1998) a BNCC (2017), de Língua Portuguesa, e, feito isso, buscou-se em estudos no âmbito do ensino e da aprendizagem na escola saber como é tratada a interrogação. Nesse sentido, verifica-se que, apesar de os documentos normatizadores da educação proporem que sejam desenvolvidas práticas de linguagem, não se encontram neles atividades de ensino e, por isso, nem em materiais didáticos usados em sala de aula, como apontam outras pesquisas, há propostas de trabalhos para uma consciência linguística mais desenvolvida acerca das construções interrogativas. Por essa razão, essas construções linguísticas acabam ocupando um lugar irrelevante nas práticas de ensino da disciplina de língua portuguesa.