A aprendizagem colaborativa no contexto da EJA:

algumas reflexões à luz das teorias bakhtinianas

Autores

  • Lucielena Mendonça de Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS
  • Maria Carolina Terra Heberlein
  • Carla Janaína Figueredo Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2020.v19.30240

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa. Conceitos Bakhtinianos. Inglês Instrumental para Leitura. EJA.

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativo- interpretativista, aplicada a um estudo de caso, realizado com oito alunos do Ensino Médio Técnico Integrado na modalidade EJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, de um campus do interior. Seu aporte teórico concentra-se em conceitos gerais da Aprendizagem Colaborativa, como a importância da interação social em contextos de sala de aula de línguas, e em conceitos basilares discutidos por Bakhtin e seu Círculo, tais como a enunciação e o sujeito dialógico. O corpus deste estudo foi extraído de uma atividade avaliativa de língua inglesa instrumental para leitura realizada em trios e de uma entrevista. Os dados apontam que os participantes não responderam de forma colaborativa à realização da tarefa proposta, no entanto, destacaram que os resultados dos trabalhos são mais eficazes quando realizados em grupo. Apesar das contradições encontradas entre os discursos e as ações dos participantes, o estudo nos mostra a importância de promover no contexto da EJA um processo ensino-aprendizagem de língua estrangeira que valorize práticas educacionais mais decentralizadas e pautadas na colaboração.

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Biografia do Autor

Carla Janaína Figueredo, Universidade Federal de Goiás

Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Câmpus Goiânia. Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos