v. 10 (2010)

Editorial

Na décima edição da Revista Gatilho, apresentamos um conjunto de artigos e uma resenha cujos temas seguem diferentes vertentes da linguística.

Dois dos textos tratam de fenômenos de prosódia. São eles: A utilização da prosódia por uma pessoa com afasia como um recurso para lidar com o déficit lingüístico, escrito pelas mestrandas da UFJF Aline Gruppi Lanini, Mônika Miranda de Oliveira e pela professora doutora Amitza Torres Vieira; A duração da vogal pretônica em nativos de Macuco (MG): Uma análise das modificações micro-prosódicas ocorridas na fala de informantes afastados de sua terra natal, escrito por Tatiana Pereira.

A teoria de gêneros é a base de outros três artigos: A constituição do riso pela transgressão do gênero do discurso, escrito pela doutoranda na PUC – SP Luciana Soares da Silva,  a compreensão escrita nos livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental, da aluna do mestrado em Linguística na UFJF Caroline Costa Pereira e Os Efeitos de Sentido dos Hipertextos nos Gêneros da Web: dialogismo e virtualização, escrito pelo doutorando em Linguística na UFSC e professor de Língua Portuguesa da UFRN, Rodrigo Acosta Pereira.

O texto de Luciana Maria Crestani Jornal on-line: uma nova perspectiva de leitor enunciador segue a vertente da teoria da enunciação.

Uma estrutura conceptual é o tema do artigo Metafonímias em construções do discurso reportado, escrito pelas alunas da graduação em Letras da UFJF Aline Gomes Silva Alves e Luciene Fernandes Loures. Já O fenômeno da restrição e os operadores argumentativos no discurso midiático, texto da mestranda em Língua Portuguesa da UFRJ, Vanessa Barros de Lima, segue a vertente da Semiolinguística do discurso.

 

Finalmente, temos a resenha do livro de Siro Possenti, Questões para analistas do discursoelaborada pela  aluna do Mestrado em Linguística  da Universidade Católica de Pelotas,  Jenice Tasqueto de Mello.

A Comissão Editorial.

Publicado: 2019-06-15