Um olhar para as emoções no ensino de línguas no campo da linguística aplicada: implicações epistemológicas

Autores

  • Fabiano Silvestre Ramos Universidade Federal da Bahia
  • Flávia Marina Moreira Ferreira
  • Vania Aparecida Lopes Leal

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2023.v24.38541

Palavras-chave:

linguística aplicada, emoções, virada afetiva

Resumo

O presente artigo visa discutir como a virada afetiva (PAVLENKO, 2012) em estudos no campo da linguística aplicada vem transformando os aspectos epistemológicos da área a partir de uma consideração do sujeito dotado de uma unidade entre cognição e emoção que participa das práticas sociais através do uso de linguagens permeadas por aspectos não apenas provenientes da razão, mas também da emoção. Foram levantados estudos acerca da temática nno portal de teses e dissertações da CAPES, com o intuito de compreender como as emoções vêm sendo compreendidas e abordadas no campo inter/transdiciplinar da linguística aplicada brasileira. Os dados sugerem que os diversos estudos realizados em contexto nacional acerca das emoções em práticas de uso da linguagem têm demonstrado uma transformação epistemológica na compreensão do sujeito e sua agência nas práticas de uso da língua como forma de atuar na sociedade.

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Publicado

2023-08-01

Edição

Seção

Artigos