The English language in students’ present and imagined identities
an exploratory practice in a state school
DOI:
https://doi.org/10.34019/1808-9461.2022.v23.38446Palavras-chave:
Exploratory practice, English language, identityResumo
À medida que os alunos começam a aprender inglês na escola, perceber esta nova língua como parte de sua identidade pode ser um fator chave para assumir uma posição de poder em relação ao seu processo de aprendizagem. Baseado em estudos sobre identidade e aprendizagem de línguas, este artigo visa compreender, por meio dos princípios da Prática Exploratória, a relação dos aprendizes com o inglês e se a língua faz parte de suas identidades presentes e projetadas. Os resultados, aqui apresentados como entendimentos mútuos, foram alcançados pela professora e alunos por meio de uma unidade didática para seis aulas, implementada em uma escola pública com alunos do 6º ano. Esses entendimentos mútuos expressam que foi possível conscientizar os estudantes sobre a importância da língua inglesa em suas vidas no presente momento e o espaço que essa língua possa ocupar em seus futuros, embora ainda sejam necessárias mais aulas para uma mudança significativa de percepção sobre as diversas razões para se aprender a língua inglesa.