Estilos e mudanças terminológicas da moda no Instagram da Harper’s Bazaar Brasil

Autores

Palavras-chave:

Terminologia, Neologismo, Moda, Harper's Bazaar Brasil

Resumo

Objetiva-se investigar, neste estudo, vinte e três (23) neologismos terminológicos que designam os estilos da moda, inventariados no Instagram da revista Harper’s Bazaar Brasil no primeiro semestre de 2019. Em particular, tenciona-se apurar os processos de formação de unidades terminológicas mais habituais no campo em questão. Para isso, embasa-se nas pesquisas de Alves (1988), Correia (1998), Cabré (1999a, 1999b), Bergamo (1998), entre outros que discorrem, respectivamente, sobre os neologismos nos domínios de especialidade e a moda. Como método, adotou-se um percurso quanti-qualitativo, tendo em vista que os termos foram arrolados e contabilizados nas legendas dos posts do periódico por intermédio do software Wordsmith Tools, versão 6.0, de Scott (2012), sendo este considerado um mecanismo de análise lexical por Fromm et al. (2020); subsequente a isso, realizou-se a exploração dos resultados levantados. Em síntese, assinala-se que as criações terminológicas listadas na estrutura lexical são estrangeirismos, ou seja, itens adotados de outro sistema linguístico, a saber, o inglês norte-americano. Sob essa ótica, conclui-se que há na moda brasileira uma predileção por estilos oriundos de outros círculos socioculturais e, consequentemente, tal preferência é sentida em sua terminologia.

 

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Biografia do Autor

Pauler Castorino, Universidade de São Paulo

Doutorando em Letras pelo Programa de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo.
Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás. E-mail: paulercastorino@usp.br

Vanessa Regina Duarte Xavier, Universidade Federal de Catalão

Doutora em Letras pelo Programa de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Professora adjunta da Unidade Acadêmica de Letras e Linguística da Universidade Federal de Catalão.  E-mail: vrdxavier@gmail.com.

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Publicado

2022-03-17

Edição

Seção

Artigos