A organização enunciativa do discurso religioso de representantes cristãos sobre o aborto em canais do Youtube
DOI:
https://doi.org/10.34019/1808-9461.2021.v21.35072Palavras-chave:
Discurso religioso. Estratégias enunciativas. Aborto.Resumo
Nesse artigo nos propomos a analisar, por meio da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, o comportamento enunciativo presente em dois vídeos do Youtube, nos quais dois representantes religiosos, um da Igreja Católica Apostólica Romana e outro da igreja neopentecostal Assembleia de Deus Vítória em Cristo do Brasil, utilizam dessa plataforma midiática para se posicionarem contrários à prática do aborto e à legalização deste, depois de um caso específico de abortamento, autorizado pela justiça e realizado em Recife no dia 16/08/2020 em uma menina de 10 anos, vítima de estupro. Após a transcrição, descrição e análise dos dados e observadas as categorias relativas ao modo de organização enunciativo, previstas em Charaudeau (2019), foi possível identificar algumas estratégias discursivas utilizadas por eles para construção de um discurso patêmico que proporcione a captação de um maior número de fiéis.