A organização enunciativa do discurso religioso de representantes cristãos sobre o aborto em canais do Youtube

Autores

  • Glicéria Márcia Saraiva Paes Russi Universidade Federal de Viçosa-MG
  • Mônica Santos de Souza Melo

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2021.v21.35072

Palavras-chave:

Discurso religioso. Estratégias enunciativas. Aborto.

Resumo

Nesse artigo nos propomos a analisar, por meio da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, o comportamento enunciativo presente em dois vídeos do Youtube, nos quais dois representantes religiosos, um da Igreja Católica Apostólica Romana e outro da igreja neopentecostal Assembleia de Deus Vítória em Cristo do Brasil, utilizam dessa plataforma midiática para se posicionarem contrários à prática do aborto e à legalização deste, depois de um caso específico de abortamento, autorizado pela justiça e realizado em Recife no dia 16/08/2020 em uma menina de 10 anos, vítima de estupro. Após a transcrição, descrição e análise dos dados e observadas as categorias relativas ao modo de organização enunciativo, previstas em Charaudeau (2019), foi possível identificar algumas estratégias discursivas utilizadas por eles para construção de um discurso patêmico que proporcione a captação de um maior número de fiéis.

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Biografia do Autor

Mônica Santos de Souza Melo

Professora Titular de Linguística no Departamento de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG (2003), com Pós-Doutorado em Estudos Discursivos pela UFMG (2012). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2022-03-17

Edição

Seção

Artigos