Afrofuturismo y los elementos para pensar una educación decolonial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2359-4489.2024.v10.41943

Palabras clave:

Afrofuturismo, Decolonialidad, Educación Decolonial.

Resumen

El presente texto tiene como objetivo relacionar el movimiento cultural afrofuturista con la construcción de una educación decolonial, así como contribuir a la discusión de la educación para las relaciones étnico-raciales desde el marco jurídico que hace la enseñanza de la Historia y Cultura afrobrasileña e indígena. en Educación Básica obligatoria (Leyes nº 10.639/03 y 11.645/08). Se trata de una investigación bibliográfica, con una revisión integrativa de la literatura con el propósito de recopilar estudios (tesis y disertaciones) que discutan el tema del afrofuturismo, tratando de comprender y responder qué aspectos y dimensiones del movimiento afrofuturista han sido discutidos y tratados en estos estudios. y, en consecuencia, relacionar el resultado de estos planteamientos sobre el afrofuturismo con elementos que dialogan con la perspectiva de la decolonialidad y una educación decolonial.

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Biografía del autor/a

Carlos Henrique Garcia de Souza, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA - 2016) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2021). Atualmente é Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED -UFPA). Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre juventude (GEPJUV). Colaborador na Associação de Afro Envolvimento
Casa Preta desde agosto de 2013, desenvolvendo ações que apresentam uma ênfase nas pedagogingas e na afirmação de identidades negras e na autonomia a partir de um conjunto de ações
formativas não formais. Atualmente coordena as ações da Sambada do Coletivo do Ponto de Cultura
da Casa Preta 

Helena do Socorro Campos da Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999), graduação em Pedagogia Habilitação Administração Escolar pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2004) e Mestrado Profissional em Ensino pela Universidade Federal do Pará (2020). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Belém. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologias de Ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, lei 10.639, formação de professores, inclusão, diversidade etnicorracial, afrofuturismo, metodologias ativas.

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Publicado

2024-07-31

Cómo citar

(1)
Garcia de Souza, C. H.; Campos da Rocha, H. do S. . Afrofuturismo Y Los Elementos Para Pensar Una educación Decolonial. FDC 2024, 10, 141-164.