El trazo como acto político
Caricaturistas brasileños y la Primera Guerra Mundial (1914-1918)
DOI:
https://doi.org/10.34019/2359-4489.2020.v6.31777Palabras clave:
Primeira Guerra Mundial, caricatura, propagandaResumen
O surgimento das revistas ilustradas no começo do século XX no Brasil proporcionou uma mudança na transmissão da informação e na formação da opinião pública, bem como teve um importante papel na cobertura da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), um evento considerado sem precedentes por sua violência extrema. Os intelectuais à frente desses periódicos foram os mediadores culturais do conflito para os brasileiros, que imaginavam a guerra a partir de seus comentários, dos informes, charges e fotografias. Este artigo se propõe a analisar os trabalhos dos caricaturistas Calixto e Storni, integrantes da revista O Malho, que tiveram como tema a Grande Guerra, e a identificar o discurso sobre o conflito veiculado em um contexto no qual a propaganda e a censura da imprensa foram determinantes para o desdobramento do conflito.
Descargas
Citas
CARVALHO, José Murilo. A Formação das Almas. O imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CORREIA, Sílvia. Cem anos de historiografia da Primeira Guerra Mundial: entre história transnacional e política nacional. Topoi, v. 15, n. 29, p. 650-673, 2014.
COMPAGNON, Olivier. Adeus à Europa. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
DARÓZ, Carlos. O Brasil na Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Contexto, 2016.
DESBORDES, Rhoda. Havas-Lima o la inclusión del Perú en la red internacional de información del siglo XIX. Desde el Sur, v. 10, n. 2, p. 411-448, 2018.
________________. L'information internationale en Amérique du Sud: les agences et les réseaux, circa 1874-1919. Le Temps des médias, n. 20, p. 125-138, 2013.
DEMM, Eberhard. Censorship and Propaganda in World War I: A Comprehensive History. London; New York: Bloomsbury Academic, 2019.
ELLUL, Jacques. Propaganda: The Formation of Man’s Attitudes. New York: Vintage Books, 1973.
FERREIRA, Marieta de Moraes (Coord.). A República na Velha Província. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1989.
FORCADE, Olivier. Voir et dire la guerre à l'heure de la censure (France, 1914-1918). Le Temps des médias, n. 4, p. 50-62, 2005.
FRÉDÉRIX, Pierre. De l’agence d’information Havas a l’agence France-Presse. Un siècle de chasse aux nouvelles. Paris: Flammarion, 1959.
GULLACE, Nicoletta F. Sexual Violence and Family Honor: British Propaganda and International Law during the First World War. The American Historical Review, v. 102, n. 3, p. 714-747, jun. 1997.
HOPKIN, Deian. Domestic censorship in the first world war. Journal of Contemporary History, v. 5, n. 4, 151–169, 1970.
HORNE, John. State, society and mobilization: in Europe during the First World War. New York: Cambridge University Press, 1997.
JAMES, Pearl. Introduction: Reading World War I Posters. In: JAMES, Pearl. Picture This: World War I Posters and Visual Culture. Lincoln: University of Nebraska Press, p. 1-36, 2009.
JOHN, Richard R.; SILBERSTEIN-LOEB, Jonathan. Making news. The political economy of journalism in Britain and America from the glorious revolution to the Internet. Oxford: Oxford University Pres, 2015.
LASSWELL, Harold D. Propaganda Technique in World War I. mit Studies in Comparative Politics. Cambridge: mit Press, [1927] 1971.
LEMOINE, Thierry. Questions d’histoire contemporaine: conflits, mémoires et identités. Paris: PUF, 2006.
LIMA, Herman. História da Caricatura no Brasil. 4 volumes. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1963.
LIPPMANN, Walter. Public Opinion. New York: Harcourt, Brace & Co., 1922.
PIRES, Lívia Claro. Intelectuais nas trincheiras: a Liga Brasileira pelos Aliados e o debate sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1919). 2013. 171f. Mestrado (Dissertação em História) — Centro de Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
PIKE, Robert M.; WINSECK, Dwayne R. Communication and Empire. Media Markets and Globalization, 1860-1930. Durham & Londres: Duke University Press, 2007
________________. The global media and the empire of liberal internationalism, circa 1910-30. Media History, v. 15, n. 1, p. 31-54, 2009.
PINONOS, Aurore. Censure et Propagande du Progrès et du Salut Public en 1916. 85f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Ciências da Informação) — Université Lyon 2 Lumière, Lyon, 2015.
PROST, Antoine; WINTER, Jay. The Great War in History: Debates and Controversies, 1914 to the Present. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
SÁNCHEZ, Emiliano Gastón. La invasión alemana de Bélgica y la movilización visual en la prensa de Buenos Aires. Un estudio sobre las imágenes del diario Crítica durante los inicios de la Gran Guerra. Revista Contemporânea, n. 8, v. 2, p. 1-39, 2015.
SANDERS, Michael; TAYLOR, Philip M. British Propaganda during the First World War, 1914-18. London and Basingstoke: The MacMillan Press, 1982.
SANTOMAURO, Fernando. As Políticas Culturais de França e Estados Unidos no Brasil. 191f. Dissertação (Mestrado em História) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
SILVA, André Felipe Cândido da. Nas trincheiras do front intelectual. Henrique da Rocha Lima e a Primeira Guerra Mundial no Jornal do Commercio. Varia Historia, Belo Horizonte, v. 31, n. 57, p. 635-671, 2015.
TATO, Maria Inés. Contra la corriente. Los intelectuales germanófilos argentinos frente a la Primera Guerra Mundial. Jahrbuch für Geschichte Lateinamerikas, v. 49, n. 1, p. 205-224, 2013.
TUCKER, Spencer C. (ed.). The European Powers in the First World War: An Encyclopedia. New York: Ixandon 1996.
VINHOSA, Francisco Luiz Teixeira. O Brasil e a Primeira Guerra Mundial: a diplomacia brasileira e as grandes potências. Rio de Janeiro: IHGB, 2015 [1990].
VOGT, Olgario Paulo. O alemanismo e o perigo alemão na literatura brasileira da primeira metade do século XX. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 225-258, 2007.
WELCH, David. Germany, Propaganda, and Total War, 1914–1918: The Sins of Omission. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press, 2000.
______________. WELCH, David. Introduction: Propaganda in Historical Perspective. CULL, Nicholas J.; CULBERT, David Culbert; WELCH, David (Ed.). Propaganda and Mass Persuasion. Historical Encyclopedia, 1500 to the Present. Santa Barbara: ABC Clio, p. xv-xxi, 2003.
WINTER, Jay. Propaganda and the Mobilization of Consent. In: STRACHAN, Hew (ed.). The Oxford Illustrated History of the First World War. Oxford: Oxford University Press, 1998.
WOLFF, Jacques. Structure, fonctionnement et évolution du marché international des nouvelles. Les agences de presse de 1835 à 1934. Revue économique, v. 42, n. 3, p. 575-601, 1991.