Ensino de História: os desafios da sala de aula em tempos de negacionismo histórico

2022-12-27

Durante os anos de governo Bolsonaro vivemos sob os ataques constantes à educação, ciência e pesquisa. Para nós, historiadoras e historiadores, a extrema direita criou um ambiente ainda mais hostil e de constante descrédito com seus revisionismos históricos e distorções de fatos. A sala de aula, em todos os níveis de ensino, se tornou um campo de batalha, no qual o negacionismo se mostrou ainda mais perigoso ao estimular a denúncia a professores que estimulassem o senso crítico das e dos educandos, sobretudo ao que tange a justiça social. 

Apesar da ampla eleição de bolsonaristas para o Congresso Nacional, a saída de seu maior representante da presidência da república marca a retomada da educação crítica como sendo base essencial para o desenvolvimento da sociedade. Nesse sentido, o presente dossiê busca dimensionar os desafios e retrocessos que marcaram os últimos anos, tendo em vista o impacto não só do negacionismo em sala de aula, mas também como a pandemia de covid-19, negligenciada pelo governantes bolsonaristas, alterou a vida de estudantes e professores em todo país.