Afrofuturismo e os elementos para pensar uma educação decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2359-4489.2024.v10.41943

Palavras-chave:

Afrofuturismo, Decolonialidade, Educação decolonial.

Resumo

O presente objetiva relacionar o movimento cultural Afrofuturista com a construção de uma educação decolonial, bem como contribuir para a discussão da educação para as relações étnico-raciais a partir do marco legal que torna obrigatório o ensino de História e Cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica (Leis nº 10.639/03 e 11.645/08).Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com revisão integrativa de literatura com a finalidade de reunir os estudos (teses e dissertações) que discorrem sobre o tema do Afrofuturismo, tentando compreender e responder quais aspectos e dimensões do movimento Afrofuturista vêm sendo discutidos e tratados nestes estudos e, consequentemente, relacionar o resultado destas abordagens do Afrofuturismo com elementos que dialogam com a perspectiva da decolonialidade e de uma educação decolonial.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Garcia de Souza, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA - 2016) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2021). Atualmente é Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED -UFPA). Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre juventude (GEPJUV). Colaborador na Associação de Afro Envolvimento
Casa Preta desde agosto de 2013, desenvolvendo ações que apresentam uma ênfase nas pedagogingas e na afirmação de identidades negras e na autonomia a partir de um conjunto de ações
formativas não formais. Atualmente coordena as ações da Sambada do Coletivo do Ponto de Cultura
da Casa Preta 

Helena Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999), graduação em Pedagogia Habilitação Administração Escolar pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2004) e Mestrado Profissional em Ensino pela Universidade Federal do Pará (2020). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Belém. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologias de Ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, lei 10.639, formação de professores, inclusão, diversidade etnicorracial, afrofuturismo, metodologias ativas.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

(1)
Garcia de Souza, C. H.; Campos da Rocha, H. do S. . Afrofuturismo E Os Elementos Para Pensar Uma educação Decolonial. FDC 2024, 10, 141-164.