Cais do Valongo e Ensino de História

Combatendo o racismo com a ocupação de um lugar de memória na cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Pedro Henrique Nascimento de Oliveira UERJ/ Doutorando

Palavras-chave:

Cais do Valongo, ensino de história, lugar de memória

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a importância e a necessidade de uma ocupação do território do Cais do Valongo na cidade do Rio de Janeiro a partir de uma interface do ensino de história e da história local com os conceitos de assentamento, terreiro e encruzilhada. A base teórico-metodológica desta pesquisa alicerça-se nas perspectivas macumbísticas de Luiz Rufino em diálogo com os debates do campo da história local. Ao longo do texto, são abordados os conceitos de lugar de memória, de produção de presença e de sensibilidade histórica. Ao final, apresenta-se um relato de experiência docente com o fito de reafirmar o argumento central deste artigo que é a ocupação do Cais do Valongo com uma prática docente que articule ensino de história e história local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, José D’Assunção. História, espaço e tempo. Interações necessárias. VARIA HISTORIA, Belo Horizonte, v. 22, n. 36, p.460-476, jul./dez. 2006.

BARROS, J. D’Assunção. Espaço, Território, Região – Pressupostos metodológicos. Colóquio Baiano Tempos, Espaços e Representações: abordagens geográficas e históricas, v. 1, n.1, 2013.

BLOCH, Marc. Apologia da história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BRESOLIN, Henrique. Entre o Cais do Valongo de ontem e o Museu do Amanhã: Memória, Mídia e Temporalidades na Zona Portuária do Rio de Janeiro Contemporâneo. São Paulo: Editora Dialética, 2022.

COSTA, Gerson E. da. A cidade e o ensino de história: patrimônio, museu e história local. 2016. 146f. Dissertação (Mestrado Profissional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.

FREIRE, Paulo. Educação permanente e as cidades educativas. In: FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2001. p. 11-15.

GONÇALVES, Márcia de Almeida. História local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: MONTEIRO, Ana Maria, GASPARELLO, Arlette Medeiros, MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Ensino de História: sujeitos saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad; FAPERJ. 2007.

GUMBRECHT, Hans. Produção de Presença. Rio de Janeiro: Ed. PUC, 2010.

GURAN, Milton (org.). Roteiro da herança africana no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2018.

HONORATO, Claudio de Paula. Valongo: o mercado de almas da praça carioca. Curitiba: Appris, 2019.

LIMA, Mônica. Caminhos da História africana e afro-brasileira: aulas de campo no Cais do Valongo no ensino de história na cidade do Rio de Janeiro. In: GABRIEL, Carmen T. et al. (Orgs.). Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de história. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

LIMA, Mônica. História, Patrimônio e Memória Sensível: o Cais do Valongo no Rio de Janeiro. Outros Tempos, v. 15, n. 26, p.98-111, 2018.

MIRANDA, S.R.; SIMAN, Lana M.C. A cidade como espaço limiar: sobre a experiência urbana e sua condição educativa, em caminhos de investigação. In: MIRANDA, S.R.; SIMAN, Lana M.C. Cidade, memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.

MONTEIRO, Ana Maria, GASPARELLO, Arlette Medeiros, MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Ensino de História: sujeitos saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad; FAPERJ. 2007.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, 1993.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

SAQUET, Marcos Aurelio. As diferentes abordagens do território e a apreensão do movimento e da (i)materialidade. Geosul, Florianópolis, v. 22, n. 43, p 55-76, jan./jun. 2007.

SARAMAGO, José. O caderno. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2009.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

(1)
Nascimento de Oliveira, P. H. Cais Do Valongo E Ensino De História: Combatendo O Racismo Com a ocupação De Um Lugar De memória Na Cidade Do Rio De Janeiro. FDC 2024, 10.