Decolonialidades e Epistemologia

um olhar para Educação em Ciências e Saúde

Autores

  • Gabriella Mendes UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/2359-4489.2023.v9.41339

Palavras-chave:

Ciências; Decolonialidades; Educação; Epistemologias; Saúde.

Resumo

O aparecimento de um novo espaço de fala advém a ser admissível ao grau em que a própria alocução colonial é posta em xeque, advindo a ser o centro da análise. Com isto, o giro decolonial se mostra, de fato, um movimento teórico, ético e político, a partir do momento em que discute os anseios da objetividade do conhecimento científico em saúde. Para tanto, pesquisadores e ativistas procuram por ações e meios de pensar que sejam intrínsecos às suas próprias culturas e que as avultem diante de uma ordem que, ao globalizar, acaba por emudecer àqueles que são enxergados como inclusos dentro de uma cultura “inferior” seja ela ideológica, econômica ou epistêmica. Tendo-se um olhar para educação em ciências e saúde, tem-se aqui a oportunidade de trazer à luz um debate sobre as diferentes maneiras de colonialidade (do ser, do saber e do poder) que ainda prosseguem dentro da sociedade contemporânea. A literatura ressalta a questão da contemporaneidade como um tipo de invenção do procedimento colonial e o quanto os valores cercados por este paradigma intervêm na maneira de enxergar e atuar no mundo, notadamente no campo da ciência e saúde. Portanto, este presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão da literatura acerca da influência das pedagogias decoloniais no campo da educação em ciências e saúde. Para tanto, esta revisão buscou avaliar de maneira crítica e resumir as questões relevantes disponíveis sobre o assunto investigado. Concluiu-se que a literatura, em grande parte, discute o universalismo etnocêntrico, o eurocentrismo teórico, o nacionalismo metodológico, o positivismo epistemológico e o neoliberalismo científico que se fazem presentes na base das ciências sociais. Com isto, torna-se cogente maiores questionamentos e pensamentos alternativos para a decolonização na ciência e na saúde, sobretudo dentro do campo do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, C. R. O que é educação popular? São Paulo: Brasiliense, 1984

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003.

Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acessado em 20 de janeiro de 2021.

CAPRA, F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. S. Paulo: Cultriz, 2007.

FREIRE, P. Ética da libertação. Na idade da globalização e da exclusão. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

HISSA, C. E. Fronteiras entre ciência e saberes locais: arquiteturas do pensamento utópico. In: IX Colóquio Internacional de Geocrítica: los problemas del mundo actual. Soluciones y alternativas desde la geografía y las ciencias sociales. Porto Alegre – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.

LANDER, E. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. 1ª ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO, 2005.

MALDONADO-TORRES, N. Transdisciplinaridade e decolonialidade. Revista Sociedade e Estado, v. 31, nº 01, 2016.

MATOS, O. Discretas esperanças: Reflexões filosóficas sobre o Mundo contemporâneo. São Paulo: Editora Alexandria, 2006.

MIGNOLO, W. La opción decolonial: desprendimiento y apertura. Um manifiesto y un caso. Tabula Rasa, nº 08, 2008.

MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990

NGOENHA, S. Das Independências às Liberdades. Maputo: Paulinas, 2014.

PENNA, C. P. F. Pensamento decolonial: um olhar pedagógico sobre a teoria pós-colonial latino-americana. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, v. 08, nº 02, 2014.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais, 2005.

SALCI, M. A. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto e Contexto Revista de Enfermagem, Florianópolis, v. 22, nº 01, 2013.

SANTOS, B de S; MENESES, M. P. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo; Editora Cortez, 2010.

SILVA, T. T da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SOUSA, E. (org.). Psicanálise e colonização. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1999.

STOTZ, E. N. Enfoques sobre educação e saúde (s.d.). (Texto impresso), 2013.

Downloads

Publicado

2024-01-26

Como Citar

(1)
Mendes, G. Decolonialidades E Epistemologia: Um Olhar Para Educação Em Ciências E Saúde. FDC 2024, 9, 189-206.