Escrita da história, leitura do tempo

a produção historiográfica de Eduardo Hoornaert (1974-1977)

Autores

  • KALIL FONTELES Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

História indígena, Historiografia, Teologia da Libertação

Resumo

: Este trabalho tenta compreender uma nascente produção historiográfica na década de 1970, no Brasil. À luz do debate sobre a “questão indígena” então em voga, analisa alguns trabalhos do historiador Eduardo Hoornaert, mais detidamente o Formação do Catolicismo Brasileiro, de 1974, e o História Geral da Igreja no Brasil, publicado em 1977. Chave para a reflexão sobre o lugar dos pobres na constituição de uma escrita da história, em especial os indígenas e as populações negras, tem-se o debate sobre o catolicismo e a instituição da Igreja Católica ao tempo da colonização do país, no século XVI.  Este debate gera tensões na própria maneira de se pensar o passado e nas operações que dimensionam a historiografia brasileira e indígena ainda hoje

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Este trabajo intenta comprender una producción historiográfica que nació en la década de 1970, en Brasil. En la discusión de la “cuestión indígena” entonces en boga, algunos trabajos del historiador Eduardo Hoornaert História, más de cerca Formação do Catolicismo Brasileiro, de 1974, y História Geral da Igreja no Brasil, publicado en 1977. de los cuentos pobres, a los especiales tiempo de una escuela escuela catolica y poblaciones negras, se da la institucion de la iglesia catolica en el decimosexto debate sobre la colonizacion del pais. Este debate se genera en la forma misma de pensar el pasado y en las operaciones que dimensionan la historiografía brasileña e indígena hasta hoy.

Downloads

Publicado

2023-07-22

Como Citar

(1)
FONTELES, K. Escrita Da história, Leitura Do Tempo: A produção historiográfica De Eduardo Hoornaert (1974-1977). FDC 2023, 9, 308-326.