Exclusão e inclusão:

dois lados na mesma moeda

  • Katiuscia Vargas Antunes Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade/NEPED
Palavras-chave: Inclusão escolar, Deficiências, Direitos humanos, Cidadania

Resumo

 O artigo ora apresentado tem como proposta problematizar o processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência de forma a revelar as contradições e marcas presentes neste processo. Partindo de referenciais teóricos do campo da Sociologia e da educação serão apresentados e discutidos os conceitos de cidadania e direitos humanos, relacionando-os com a consolidação dos direitos das pessoas com deficiência e, também, os conceitos de inclusão e exclusão, como lados de uma mesma moeda. Ao refletir sobre esses aspectos esperamos contribuir para a (re)significação da compreensão do que estamos entendendo por inclusão escolar e, principalmente, para repensarmos a maneira como historicamente a escola vem lidando com as pessoas com deficiências e outras necessidades especiais.
Publicado
2016-01-10
Como Citar
(1)
Vargas Antunes, K. Exclusão E inclusão:: Dois Lados Na Mesma Moeda. FDC 2016, 2, 54-78.