SIGNIFICADOS E EXPECTATIVAS DE GÊNERO: OLHARES SOBRE A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Juliana Fagundes Jaco Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Helena Altmann FEF - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620172219899

Palavras-chave:

cultura, cultura corporal, educação física, escola

Resumo

As análises apresentadas nesse artigo buscam compreender
os motivos da participação diferenciada de meninos e
meninas em aulas de educação física, sobretudo os motivos
que levam as meninas a terem menor envolvimento com
as aulas. A pesquisa foi realizada por meio de observações
e entrevistas em duas turmas de oitavo ano de duas escolas
públicas de Campinas-SP. Por meio dos dados obtidos
é possível perceber os sentidos de feminilidade que
predominavam nas aulas de educação física observadas
e que associavam o feminino como sendo frágil, sensível,
pouco apto para o esporte. Também foi possível analisar
os diferentes significados das práticas corporais e das aulas
de educação física para meninas e meninos e como isso
interferiu nas maneiras de alunos/as participarem da aula e
que acabaram resultando em uma menor participação das
meninas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-13

Como Citar

Jaco, J. F., & Altmann, H. (2017). SIGNIFICADOS E EXPECTATIVAS DE GÊNERO: OLHARES SOBRE A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Educação Em Foco, 22(1), 155–181. https://doi.org/10.22195/2447-524620172219899

Edição

Seção

Artigos