O OLHAR DOCENTE SOBRE O SIMULADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DE UMA ESCOLA DA REDE FEDERAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41626

Resumen

Este artigo se constitui de um recorte de uma pesquisa de mestrado, cujo objeto de estudo foi o simulado realizado nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de uma escola da rede federal. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as influências do simulado nas aprendizagens dos discentes do Ensino Médio da instituição pesquisada. Esse estudo foi embasado em teóricos como Hoffmann (2011, 2018), Luckesi (2010, 2011, 2018), Frigotto (2009, 2015), Ciavatta e Ramos (2011), Ramos (2008), Fernandes (2009), Freitas (1995, 2003), dentre outros. Como percurso  metodológico elegemos a pesquisa qualitativa. Para a coleta dos dados, realizamos entrevistas individuais por meio de um roteiro semiestruturado não antecipado aos participantes e para análise das transcrições das entrevistas, recorremos a Bardin (2016). A partir dos resultados da pesquisa com esse público, percebemos que foi possível conhecer as concepções dos docentes sobre avaliação da aprendizagem, saber quais instrumentos avaliativos comumente eles utilizam em sala de aula, compreender os impactos do simulado na organização do trabalho docente, bem como as aproximações e distanciamentos dessa prática avaliativa com a avaliação formativa e com a formação humana integral dos discentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Suelia da Silva Araujo, Instituto Federal Goiano

Licenciada em  Matemática, mestra em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano  e Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal  Goiano

Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal Goiano

Licenciada em História,  doutora em Educação e  professora de História e do mestrado  em Educação Profissional e Tecnológica no  Instituto Federal Goiano. 

Sangelita Miranda Franco Mariano, Instituto Federal Goiano

Licenciada  em Pedagogia,  doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, docente  no mestrado  em Educação Profissional e Tecnológica no  Instituto Federal Goiano. 

 

Publicado

2023-11-22

Cómo citar

Araujo, S. da S. ., Santiago, L. A. da S. ., & Mariano, S. M. F. . (2023). O OLHAR DOCENTE SOBRE O SIMULADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DE UMA ESCOLA DA REDE FEDERAL. Educação Em Foco, 28(Dossiê Temático). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41626