O OLHAR DOCENTE SOBRE O SIMULADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DE UMA ESCOLA DA REDE FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41626Resumen
Este artigo se constitui de um recorte de uma pesquisa de mestrado, cujo objeto de estudo foi o simulado realizado nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de uma escola da rede federal. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as influências do simulado nas aprendizagens dos discentes do Ensino Médio da instituição pesquisada. Esse estudo foi embasado em teóricos como Hoffmann (2011, 2018), Luckesi (2010, 2011, 2018), Frigotto (2009, 2015), Ciavatta e Ramos (2011), Ramos (2008), Fernandes (2009), Freitas (1995, 2003), dentre outros. Como percurso metodológico elegemos a pesquisa qualitativa. Para a coleta dos dados, realizamos entrevistas individuais por meio de um roteiro semiestruturado não antecipado aos participantes e para análise das transcrições das entrevistas, recorremos a Bardin (2016). A partir dos resultados da pesquisa com esse público, percebemos que foi possível conhecer as concepções dos docentes sobre avaliação da aprendizagem, saber quais instrumentos avaliativos comumente eles utilizam em sala de aula, compreender os impactos do simulado na organização do trabalho docente, bem como as aproximações e distanciamentos dessa prática avaliativa com a avaliação formativa e com a formação humana integral dos discentes.
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