HISTORIAS QUE NO NOS CUENTAN

BNCC Y LAS DIRETRIZES CURRICULARES DE PELOTAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.34884

Resumen

En un momento en que docentes son cuestionados por los movimientos neoconservadores y que les dan el sobrenombre de adoctrinadores e “ideólogos” de género, las discusiones sobre la diversidad sexual y de género en las escuelas han sufrido fuertes críticas por parte de sectores fundamentalistas religiosos y / o morales de la sociedad. Al considerar el escenario descrito y la invisibilidad de las minorías sociales en la “Base Curricular Nacional Comum (BNCC)”, este artículo tiene como objetivo discutir los currículos de historia para los grados finales de la Enseñanza Fundamental. Por lo tanto, pasamos a un análisis crítico de las formas en que se están debatiendo los contenidos sobre género y sexualidades en los documentos normativos curriculares, con la mirada puesta en los contenidos de los libros didácticos adoptados por las escuelas públicas de Pelotas, RS. Al considerar los datos, entendemos que los debates sobre género y sexualidades a menudo se plantean de una manera que toca el texto principal de los libros, así como de una manera poco imbricada con los contenidos históricos que se consideran decisivos en la actualidad. desarrollo de habilidades y destrezas previstas para la Educación Básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcio Caetano, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Pós-doutor, com apoio do PNPD-CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPEL/UFES). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como parte dos estudos de pós-graduação, realizou estágio no Programa de Estudios Feministas do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM). Docente na Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Os seus temas de interesse e pesquisa são: 1. currículos e culturas; 2. masculinidade(s) e 3. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 4. estudos decoloniais e subalternos.

Rodrigo da Silva Vital, Universidade Federal de Rio Grande

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), com experiência nas áreas de saúde mental, pneumologia sanitária, assistência à pessoa com HIV/AIDS, intervenções socioeducativas, reabilitação neurológica em adultos, intervenção à criança com visão subnormal e intervenções terapêuticas ocupacionais na atenção básica. Atualmente trabalha como técnico em educação na Universidade Federal de Pelotas, planejando, supervisionando e avaliando atividades de estágio curricular, bem como colaborando nas aulas do curso de graduação e promovendo preceptorias no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Oncologia da universidade. Atualmente e mestre em educação e tecnologia, doutorando em educação em ciências e atua no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (educação inclusiva no ensino superior).

Ana Gabriela da Silva Vieira, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutoranda em Educação na linha de Epistemologias Descoloniais, Educação Transgressora e Práticas de Transformação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação na linha de Epistemologias Descoloniais, Educação Transgressora e Práticas de Transformação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Possui Graduação em História - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas

Publicado

2021-11-11

Cómo citar

Caetano, M., da Silva Vital, R. ., & da Silva Vieira, A. G. (2021). HISTORIAS QUE NO NOS CUENTAN: BNCC Y LAS DIRETRIZES CURRICULARES DE PELOTAS. Educação Em Foco, 26(Especial). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.34884