ARTE, VIDA, INFÂNCIA, TERRITÓRIO: POR UMA SEMIÓTICA DA IMAGINAÇÃO E DO ESPAÇO

Autores/as

  • Luciano Ponzio Università del Salento - UniSalento, em Lecce – Itália

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20107

Palabras clave:

Texto. Território. Arte.

Resumen

Situado em uma espécie de “mapatexto”, poderíamos
imaginar o texto de escritura como uma parte
mutável de um continente (de Arte, de Literatura,
de Filosofia, etc.), fora de registro, não enquadrável
nas cartografias tradicionais, não inscrevível
dentro dos mapas de territórios ideológicos. Um
texto é um texto de escritura quando é estranho
e externo a cada confim territorial, desprovido
de fronteiras ideológicas; sem morada, sem pose;
não-denominável, paradoxalmente ilegível, que
a língua não consegue consumir. A semiótica é
a específica tendência do animal humano para
refletir sobre seus próprios signos e dos outros,
portanto de único responsável em nível planetário
capaz de re-escrever a superfície do mundo através
de estratégias textuais.

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Publicado

2018-12-27

Cómo citar

Ponzio, L. (2018). ARTE, VIDA, INFÂNCIA, TERRITÓRIO: POR UMA SEMIÓTICA DA IMAGINAÇÃO E DO ESPAÇO. Educação Em Foco, 23(3), 875–898. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20107

Número

Sección

Artigos