RETHINKING CHILD RIGHTS THROUGH POST-CHILD ETHICS

Autores/as

  • Stuart C. Aitken Department of Geography San Diego State University

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20098

Palabras clave:

Juventude, cidadania emocional cotidiana, ética sustentável pós-humana

Resumen

Direitos infantis universais não funcionam. Há uma
trajetória clara de agendas baseadas em direitos, desde o
Iluminismo, que deixam os jovens sem espaço e fora do
lugar. Com este artigo, concentro-me explicitamente na vida precária da juventude: sua situação dentro de
cenários de transformação política e econômica que
enfraquecem as instituições sociais tradicionais de cuidado
e cidadania. Como a vida dos jovens são feitas ou desfeitas
enquanto sofrimento e capacidade de suportar, por meio
da despossessão e do apagamento? Empiricamente, eu
discuto o cerceamento dos direitos dos jovens em face
da transformação do socialismo de Estado, em primeiro
lugar, para um Estado neoliberal aparentemente livre e
aberto no segundo. Que tipo de possibilidades políticas
baseadas em direitos estão disponíveis para os jovens de
hoje e como a cidadania emocional cotidiana medeia esses
eventos? A noção de cidadania emocional cotidiana é capaz
de retrabalhar contextos de direitos e sujeitos? Sugiro uma
possível resposta a essa pergunta por meio do que Rosi
Braidotti chama de ética sustentável pós-humana

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Publicado

2018-12-27

Cómo citar

Aitken, S. C. (2018). RETHINKING CHILD RIGHTS THROUGH POST-CHILD ETHICS. Educação Em Foco, 23(3), 705–714. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20098

Número

Sección

Artigos