RETHINKING CHILD RIGHTS THROUGH POST-CHILD ETHICS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20098Palabras clave:
Juventude, cidadania emocional cotidiana, ética sustentável pós-humanaResumen
Direitos infantis universais não funcionam. Há umatrajetória clara de agendas baseadas em direitos, desde o
Iluminismo, que deixam os jovens sem espaço e fora do
lugar. Com este artigo, concentro-me explicitamente na vida precária da juventude: sua situação dentro de
cenários de transformação política e econômica que
enfraquecem as instituições sociais tradicionais de cuidado
e cidadania. Como a vida dos jovens são feitas ou desfeitas
enquanto sofrimento e capacidade de suportar, por meio
da despossessão e do apagamento? Empiricamente, eu
discuto o cerceamento dos direitos dos jovens em face
da transformação do socialismo de Estado, em primeiro
lugar, para um Estado neoliberal aparentemente livre e
aberto no segundo. Que tipo de possibilidades políticas
baseadas em direitos estão disponíveis para os jovens de
hoje e como a cidadania emocional cotidiana medeia esses
eventos? A noção de cidadania emocional cotidiana é capaz
de retrabalhar contextos de direitos e sujeitos? Sugiro uma
possível resposta a essa pergunta por meio do que Rosi
Braidotti chama de ética sustentável pós-humana
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Publicado
2018-12-27
Cómo citar
Aitken, S. C. (2018). RETHINKING CHILD RIGHTS THROUGH POST-CHILD ETHICS. Educação Em Foco, 23(3), 705–714. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20098
Número
Sección
Artigos
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