Educação e Comunicação na sociedade digital: luz e sombras que espelham as vias dicotômicas entre regulação e a emancipação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20013

Palavras-chave:

Educação, Comunicação, sociedade digital, regulação, emancipação

Resumo

 Esse artigo tem o objetivo fazer uma reflexão acerca das Tecnologias da Informação e Comunicação considerando as contradições que a informação encerra no desenvolvimento da chamada sociedade da informação de sua transformação mercadológica no cenário informacional contemporâneo e da perspectiva da emancipação. Se propõe também repensar a relação da educação com as tecnologias digitais na cibercultura e a importância da escola como um lugar privilegiado no processo de uso dessas tecnologias para a emancipação. De forma reflexiva abordamos as TDIC como mediadoras de processos informacionais e comunicacionais na contemporaneidade e suas possibilidades de acomodar na sua estrutura técnica e informacional efeitos de luz e sombra, possibilidades liberadoras e reguladoras, cujos resultados irão depender do foco, da intensidade de luz e sombra e do lugar onde a informação será projetada, as possibilidades de acesso e da forma de sua utilização.

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Biografia do Autor

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

Doutor em Ciencias da Comunicação, Professor do PPED da UNIT

Maria Conceição Silva Linhares, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação, Professora da rede Publica Estadual, Doutoranda do PPED da UFS

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Publicado

2018-07-24

Como Citar

Linhares, R. N., & Linhares, M. C. S. (2018). Educação e Comunicação na sociedade digital: luz e sombras que espelham as vias dicotômicas entre regulação e a emancipação. Educação Em Foco, 23(1), 245–268. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20013

Edição

Seção

Artigos