REFLEXÕES SOBRE INTERNET, ESCOLA E ADOLESCÊNCIA: RESSIGNIFICANDO CONCEITOS

Autores/as

  • Cisnara Pires Amaral Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/Santiago
  • Michel Pimentel Lopes Egresso de Ciências Biológicas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI - Santiago

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19977

Palabras clave:

internet, adolescência, educação

Resumen

O trabalho é fruto de intervenções pedagógicas em escolas públicas e teve como objetivo definir o número de horas que adolescentes ficam atrelados à internet, discutindo as deficiências que podem estar relacionadas ao número excessivo dessa atividade, quais os comprometimentos metabólicos, fisiológicos e educacionais que podem ser detectados decorrentes do uso excessivo dessa ferramenta. Para isso, foram selecionadas três escolas, sendo uma de região central, e duas periféricas no município de Santiago/RS. Com o propósito de desenvolver a atividade foi aplicado um questionário semiestruturado, totalizando uma amostra de 147 discentes, discutindo através de uma conversa informal com os mesmos os aspectos negativos e positivos relacionados ao uso da internet.  A pesquisa observou que a maioria dos adolescentes mantém hábitos saudáveis de socialização, saídas com amigos e relações de amizade, além das amizades virtuais. A quantidade de horas disponibilizadas para o acesso à internet não ultrapassam duas horas, dessa forma a qualidade do sono, higiene pessoal e alimentação são conservadas. Notou-se que a condição socioeconômica é um fator determinante para a exposição, pois grande quantidade dos entrevistados auxiliam seus pais em tarefas domésticas, fato comum hoje em dia onde pai e mãe trabalham para o sustento da família. Verifica-se que as intervenções pedagógicas nas escolas são fundamentais, pois auxiliam o discente no desenvolvimento da criticidade e do conhecimento de aspectos negativos ligados a internet, compete aos indivíduos aproveitarem os benefícios dessa tecnologia sem serem subjugados a ela.

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Biografía del autor/a

Cisnara Pires Amaral, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/Santiago

Artigo produzido a partir de um projeto de extensão incluído na disciplina de Programas de Saúde , orientado pela professora titular da disciplina onde ocorreu intervenções pedagógicas em três escolas estaduais do município de Santiago/RS para verificar se existe o comprometimento metabólico, fisiológico e educacional durante os acessos intermitentes dos adolescentes à internet.

Publicado

2018-07-24

Cómo citar

Amaral, C. P., & Lopes, M. P. (2018). REFLEXÕES SOBRE INTERNET, ESCOLA E ADOLESCÊNCIA: RESSIGNIFICANDO CONCEITOS. Educação Em Foco, 23(1), 363–385. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19977

Número

Sección

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