PROPOSTAS CURRICULARES DA REGIÃO SUL DO BRASIL: EDUCAÇÃO FÍSICA E A DIVERSIDADE CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620172219896Palabras clave:
cultura, cultura corporal, educação física, escolaResumen
Os três estados da região sul do Brasil apresentam propostascurriculares que buscam garantir a qualidade de ensino
e orientar as ações pedagógicas no contexto escolar.
Este estudo tem, como objetivo, analisar as propostas
curriculares da região sul do Brasil, com ênfase na Educação
Física, considerando a diversidade cultural. Para o estudo
descritivo foram utilizadas como fontes de informação a
Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Integral
na Educação Básica, o Referencial Curricular Lições de
Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e as
Diretrizes Curriculares da Educação Básica. A inserção da
Educação Física na área das linguagens e códigos se justifica
pela linguagem corporal que permite a interlocução entre
o aluno e a cultura corporal de movimento. Os resultados
indicam que são apresentados, nos documentos, conteúdos
de Educação Física especificamente para os anos finais
do ensino fundamental e para o ensino médio, os quais
promovem a discussão e a reflexão sobre a diversidade
cultural, tendo em vista, entre outros fatores, as diferentes
etnias e religiões. Os contextos se entrecruzam nas propostas
de modo a possibilitar a aquisição de saberes agregados
no decorrer dos anos letivos, bem como a mediação da
formação de alunos, para que compreendam os significados
da Educação Física na escola. Conclui-se que os conteúdos
culturais buscam contemplar aspectos relacionados à
diversidade cultural o que, por si só, já representa avanços,
pois os professores tornam-se sujeitos da ação, e, por
conseguinte, valorizam o currículo que construíram.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-04-13
Cómo citar
Farias, G. O. (2017). PROPOSTAS CURRICULARES DA REGIÃO SUL DO BRASIL: EDUCAÇÃO FÍSICA E A DIVERSIDADE CULTURAL. Educação Em Foco, 22(1), 43–67. https://doi.org/10.22195/2447-524620172219896
Número
Sección
Artigos
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.