PROPOSTAS CURRICULARES DA REGIÃO SUL DO BRASIL: EDUCAÇÃO FÍSICA E A DIVERSIDADE CULTURAL

Autores/as

  • Gelcemar Oliveira Farias UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620172219896

Palabras clave:

cultura, cultura corporal, educação física, escola

Resumen

Os três estados da região sul do Brasil apresentam propostas
curriculares que buscam garantir a qualidade de ensino
e orientar as ações pedagógicas no contexto escolar.
Este estudo tem, como objetivo, analisar as propostas
curriculares da região sul do Brasil, com ênfase na Educação
Física, considerando a diversidade cultural. Para o estudo
descritivo foram utilizadas como fontes de informação a
Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Integral
na Educação Básica, o Referencial Curricular Lições de
Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e as
Diretrizes Curriculares da Educação Básica. A inserção da
Educação Física na área das linguagens e códigos se justifica
pela linguagem corporal que permite a interlocução entre
o aluno e a cultura corporal de movimento. Os resultados
indicam que são apresentados, nos documentos, conteúdos
de Educação Física especificamente para os anos finais
do ensino fundamental e para o ensino médio, os quais
promovem a discussão e a reflexão sobre a diversidade
cultural, tendo em vista, entre outros fatores, as diferentes
etnias e religiões. Os contextos se entrecruzam nas propostas
de modo a possibilitar a aquisição de saberes agregados
no decorrer dos anos letivos, bem como a mediação da
formação de alunos, para que compreendam os significados
da Educação Física na escola. Conclui-se que os conteúdos
culturais buscam contemplar aspectos relacionados à
diversidade cultural o que, por si só, já representa avanços,
pois os professores tornam-se sujeitos da ação, e, por
conseguinte, valorizam o currículo que construíram.

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Publicado

2017-04-13

Cómo citar

Farias, G. O. (2017). PROPOSTAS CURRICULARES DA REGIÃO SUL DO BRASIL: EDUCAÇÃO FÍSICA E A DIVERSIDADE CULTURAL. Educação Em Foco, 22(1), 43–67. https://doi.org/10.22195/2447-524620172219896

Número

Sección

Artigos