Rede Social, Apropriação e Aprendizagem de Alunos Universitários

Autores

  • Eduardo S. Junqueira Universidade Federal do Ceará
  • Carolina Bentes Sales Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620182319789

Palavras-chave:

Redes sociais virtuais. Apropriação. Conectivismo.

Resumo

O trabalho descreve criação em metadesign e a utilização de uma rede social virtual, de fins educativos, por alunos universitários. O uso da rede abrangeu pesquisas direcionadas, publicação de conteúdos e debates. O processo foi documentado por relatórios, questionários e entrevistas. Resultados indicam a autonomia e ações de apropriação dos alunos, que publicaram imagens e conteúdos de seu próprio interesse, sem a demanda do professor, dentre outras ações. Conclui-se que o processo de metadesign colaborou para a identificação deles com a rede, bem como para a apropriação tecnológica, o que otimizou o uso da rede, resultando em melhorias na aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo S. Junqueira, Universidade Federal do Ceará

Coordenador do grupo LER http://www2.virtual.ufc.br/ler/
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira - FACED-UFC
Universidade Federal do Ceará
http://www.virtual.ufc.br/portal/

Carolina Bentes Sales, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Educação Brasileira pela UFC

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

Junqueira, E. S., & Sales, C. B. (2018). Rede Social, Apropriação e Aprendizagem de Alunos Universitários. Educação Em Foco, 23(1), 295–318. https://doi.org/10.22195/2447-524620182319789

Edição

Seção

Outras Contribuições